sexta-feira, 12 de maio de 2017

Os 13 Porquês - Jay Asher

Sinopse

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com fitas cassetes narradas por uma colega de classe, nas quais ela explica por que cometeu suicídio. Ele precisa ouvir tudo para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha

Sempre tive interesse nesse livro, mas sempre deixava pra depois, até que descobrir que a Netflix ia lançar uma serie sobre ele, então foi inevitável, corri pra ler o mais rápido possível, antes da serie ser lançada. Agora que terminei, publicar uma resenha sobre ele ficou um pouco difícil, pela minha opinião ser contraria da maioria, então já começo dizendo que não morri de amores por esse livro e que minha resenha será bem diferente. Estou familiarizada com esse tema por alguns livros que li, e achei bem forte e tocante a forma como foi passado, tão forte ao ponto de ser preocupante. Hannah passa uma mensagem muito clara de bullying e pré julgamento, e a forma como ela apresenta o suicídio e seus sintomas é bem explicita e alertante. Bacana essa sacada do autor!! Ficou claro o pré julgamento, e o pré conceito que Hannah sofreu ao longo da historia, porém, entretanto e todavia como foi exagerada sua atitude ao deparar com certas situações da vida, afinal quem nunca sofreu bullying na escola? quem nunca foi acusado injustamente? todos nós!! e não é por isso que eu tomei a decisão de me matar. Acredito que todos nós na adolescência e infância tivemos nossos momentos ruins, e isso é o "normal" da vida de todos, trazemos muitas lições dessas experiencias, e crescemos com isso. Hannah na historia tinha uma vida estabilizada, era bonita, inteligente, extrovertida, tinha uma família esquilibrada e totalmente estável. Quando analiso sua vida na historia consigo achar muitas saidas diferentes, ela poderia simplesmente sair da escola, mudar seus rumos, conversar com seus pais, suicídio foi algo tão extravagante e desnecessário. Claro que reconheço que cada caso e cada historia tem sua peculiaridade, ressaltando também a famosa frase "ela quer somente chamar a atenção"

Nem sempre é assim galera, mais uma vez, eu grito nas minhas resenhas, DER ATENÇÃO A ESSAS PESSOAS, DEPRESSÃO É UMA DOENÇA E PRECISA SER TRATADA!!!!!!
Claro que tem seus altos e baixos o livro, porque como eu disse, não morri de amores por ele. Os personagens secundários são mal trabalhados e mal explorados, pooooh Jaay de novo isso!!! já é o segundo livro em... até mesmo a Hannah e o Clay deixam um grande ponto de interrogação, não sabemos muito sobre eles, e esse desenvolver que deveria acontecer, não ocorre ao longo do livro, o que nos deixa um pouco desapontados. Em contrapartida nos chama atenção para nossas atitudes com as pessoas ao nosso redor, as brincadeiras, as piadas, o tratar que para nós parece ser tão simples, mas que para os outros é uma grande tempestade, não seja o porque de ninguém!!! Não menosprezo em momento algum os porquês de Hannah e vejo muitas questões serias que necessitariam de mais atenção, assim como ela sinaliza nas fitas. Mas também não concordo a forma como ela foi expressada no livro e principalmente na serie, galera ela não é uma heroína, ela é simplesmente uma garota com problemas que todos nós temos ou já tivemos na vida, uns mais graves, outras mais relevantes. Eu vejo um olhar egoísta da parte dela em não somente destruir sua vida, mas também as das pessoas ao seu redor, como por exemplo seus pais, e até mesmo o Clay. Quem se identificou com Hannah procure ajuda e pesquise outros meios, suicídio não é a saída.


A serie eu confesso que já assisti com um olhar critico pela forma como viralizou e se espalhou, e confesso também que mais uma vez entro na questão "na dúvida leia o livro, ele é melhor". A serie traz uma pegada bem diferente, e desfoca o tema principal, mas não totalmente verídica. Muitas cenas são inexistente ou bem retorcidas, puxando como o principal assunto o romance, que no livro é bem fraco. A serie traz o que no livro é esquecido, como a construção dos personagens e o desenvolvimento dos mesmo. Porém, ainda assim NA MINHA OPINIÃO o livro é melhor, isso pela seriedade que o assunto é passado, não que a serie não passe isso, sim, ela passa, mas o livro é muito mais enfático e muito mais focado nesse assunto.

Dei 2 estrelas pra ele, baseando também a minha opinião e meu gosto, critérios que o livro não agradou muito, mas mesmo assim, leiam e tirem suas conclusões a respeito dessa serie e livro que tá conquistando muitas pessoas, e pelos boatos está vindo um segunda temporada ai... 

Só mais uma coisinha... se você gosta ou ama alguém, não espere amanhã, fale hoje, fale AGORA!! amanhã pode ser tarde demais. By: Clay






Nenhum comentário:

Postar um comentário