quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Resenha - Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven



"Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salto a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa" - Por Lugares Incríveis



SINOPSE:

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.





 Já começo dizendo que esse livro para mim é cinco estrelas... Ele destruiu meu coração!!








A autora conseguiu me levar nos lugares incríveis junto com eles, é tão rica em detalhes que você consegue visualizar perfeitamente os locais, Indiana entrou na minha lista de viagens rsrs .. Com isso ficou óbvio que a autora escreve super bem, te envolve do começo ao fim, além de fazer você se apaixonar e se emocionar o tempo todo. Ela conseguiu transmitir através da escrita cada sentimento, cada detalhe do lugar, cada sensação. Nem a conheço e já amo!! <3

Os personagens fora super bem desenvolvidos, eu particularmente me identifiquei bastante com a Violet, e me apaixonei completamente pelo Theodore, um personagem inteligente, poetico, engraçado, um tanto exótico e com os pés no chão (talvez, até demais!) Posso dizer que foi o personagem mais incógnito que eu já li, e o mais apaixonante também, cada atitude dele com a Violet me deixava mais apaixonada ainda, percebi como foi fácil me apaixonar por ele, como se sentisse exatamente o que a Violet estava sentindo.

 O livro além de ser apaixonante e envolvente, também nos traz uma verdade do mundo real, abordando temas como Bullying, Depressão, Transtornos Psiquicos, Bipolaridade, Agressividade e Suícidio. Nos mostra que isso pode ocorrer com qualquer pessoa, desde a menina mais popular, mais alegre, a que todos querem imitar, como pode também estar naquele adolescente que sofre bullying, é ignorado, esquisito, diagnosticado como "aberração" representado pelo Theodore. O livro nos chama atenção nesse sentido, e é tanto para aqueles que conhece alguém nessa situação (no meu caso, que tenho uns amigos como o Theodore, o qual me fez refletir como eu não dou a importância devida para eles) como também consegue alcançar aqueles que sofrem com algum desses problemas, passando a mensagem de VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, NÃO SE CALE, CONVERSE COM ALGUÉM, PROCURE AJUDA, ISSO NÃO É VERGONHA.

Uma pergunta tipica de pessoas que não leem é: nossa, você chorou por um personagem literário?
Sim, eu chorei por um personagem literário!! Não só pelo personagem, mas também por esse assunto ser tão comum e tão ignorado, até mesmo pelos profissionais, representado no livro pelo orientador escolar  que ignorou essa questão, porque o menino já tinha um historico problematico, briguento, "o que sempre se metia em confusão".  A família do garoto também trata essa questão  como algo à parte ignorando completamente o problema apresentado pelo filho, rotulando como "fase". - Ah, é só uma fase, afinal os pais se separaram recentemente e a mãe está trabalhando muito, está sozinha, não tem tempo para perder como bobagens de adolescentes. O pai tem uma nova família, é muito para sua cabeça, filhos, ex-mulher, esposa nova, e ainda ter que lidar com esse menino problemático, o que ele precisa é de umas boas surras. Até mesmo eu leitora, vendo a situação por fora, não dei muita importância para o Finch (sobrenome do Theodore) rotulando como "fase"  confirmando como isso é real na nossas vidas, me emocionando mais ainda, isso além da historia já arrebata nossos corações.  Me transformou esse livro, entrou na lista de "livros que mudaram a minha vida" aposto que vai mudar a de vocês também.


Agora por favor - LEIAM ESSE LIVRO!!! e saiam mudados e transformados.

POR LUGARES INCRÍVEIS - Jeninfer Niven





Um comentário: