sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Porque você lê?









Porque você lê? Foi essa a pergunta de um amigo, e eu fiquei pensando, verdade porque eu leio?
 É engraçado pensar nisso porque não foi  sempre na minha vida que li, quando eu era criança se me perguntassem se eu gostaria de ganhar um livro ou um brinquedo, com certeza minha resposta seria: quero aquela boneca que tem o meu tamanho!! Hoje, porém, o que eu mais quero é ganhar livros, e saber também o porque a pessoa quer que eu leia aquele livro. Talvez um livro de romance, ou de aventura, ou de comédia, será que ela quer que eu viva as mesma experiências que ela viveu lendo o livro, ou será que simplesmente quando pensam em me dá presentes sempre vem o livro na cabeça?  

Quando perguntam: qual foi o livro que marcou sua infância? As respostas mais faladas é: Harry Potter, O Pequeno Príncipe, etc. Porém, eu não! O primeiro livro que ganhei e que marcou minha infância foi "coisas que toda garota deve saber" Não sei porque ganhei esse livro, falava de coisas que eu não vivia na época, até porque era muito criança pra saber, como: namoro, fofoca, coisas de meninas mocinhas, primeiro beijo, essas coisas, mas mesmo eu não entendendo muito bem de todo aquele assunto, eu achei incrível o ato da leitura, o envolvimento que me trouxe, poderia escrever um post inteiro de benefícios que a leitura nos traz, como: melhorar a comunicação com os outros, ampliar seu conhecimento, ligar seu senso critico, estimular sua criatividade, aumentar seu vocabulário, facilitar sua escrita, soltar sua imaginação, e além de tudo isso ainda te faz viajar em cada historia.


Depois de pensar sobre essa "narnia" (mundo) da leitura a unica resposta que pude dar a meu amigo foi: eu leio porque é vida! eu leio porque consigo descobrir mais de mim em cada livro, consigo viver mil vidas, viajar por lugares inimagináveis, conhecer países e culturas diferentes, abri portas com apenas poucas paginas, gostaria que todos vivessem a experiencia da leitura, para usufruir dos seus benefícios. Estimule a leitura, leia! não precisa ser aquele livro chato e massante que todos falam que é "legal" que você também tem que achar legal, leia aquilo que te chame atenção, existe livros para todos os gostos, os grandes, os pequenos, os de romance, os de auto-ajuda, tem aquele livro todo ilustrativo, tem aquele livro mais simples, tem o de ficção, tem os que contam historias reais que nos faz chorar, ou rir até doer a barriga, tem aquele todo detalhado, tem aquele mais direto ao ponto. Procure aquele que faz mais o seu estilo, e tire pelo menos 15 minutos do seu dia pra apressar um bom livro e uma boa historia.

leia, mas não por obrigação, e sim por AMOR!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário