quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O livro dos porquê - A vida se encarrega das respostas



Sou dessas que lê o livro pela capa, e mais ainda pelas frases na capa. "O livro dos porquês - a vida se encarrega das respostas." Só esse titulo já me chamou atenção para saber mais do conteúdo, mais desse autor que para ser sincera nunca tinha ouvido falar antes. Arrisquei nas suas frases chamativas, e titulo marcante.

Nicholas conta no livro a historia de Eric Newborn, um ex escritor de livros motivacionais, no qual acredita que a mente é a responsável por todos os acontecimentos da nossa vida, caminhos são tomados de acordo com nossos pensamentos, sejam eles positivos ou negativos, porém sua filosofia é abalada quando sua esposa morre por conta de um câncer, e o mesmo entra numa angustia profunda. E agora, como dizer que tudo, absolutamente tudo em nossas vidas são causados pelos nossos próprios pensamentos?! 

O livro é escrito em primeira pessoa, contado pelo próprio Eric, separado em três períodos: passado infância, passado casamento e presente. Essas três fases vão se intercalando ao decorrer do livro, o que nos traz um ponto negativo, pois a escrita dele é legal, nos prende, nos chama atenção, porém também nos confundi. Muitas vezes ao decorrer das paginas eu tinha que voltar para saber onde estava, porque aquilo estava acontecendo, e muitas dessas vezes mesmo voltando eu não entendia, e ficava aquele vácuo na mente. Os capítulos também são separados de forma confusa, desorganizada, sem anexo, sem inicio e nem fim, o que faz com que a historia se torne cansativa e longa, mesmo sendo uma leitura rápida. 


Como disse no começo da resenha, o livro me chamou atenção pelas frases, que aproposito são ótimas, mas essas não nos traz resposta alguma, muito pelo o contrario, traz muita confusão, em momento algum, temos certeza dos conceitos do próprio protagonista e chega ser ridículo alguns dos acontecimentos. O livro nos faz pensar e refletir sobre o sentimento da perda e nos faz viajar em relação a isso. Para ser bem sincera não sei qual nota dar a essa leitura, não sei nem mesmo dizer se gostei, apenas leiam, acredito que cada um vai ter uma interpretação e opinião própria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário